As sociedades atuais passam por um problema sério que é a alienação. Os indivíduos se deixam levar por ideias de outras pessoas facilmente, bem como são pobres em vocabulário. Uma boa redação, embora não pareça, é algo necessário para se acabar com isso.
Redação versus Sociedade atual
As sociedades atuais passam por um problema sério que é a alienação. Os indivíduos se deixam levar por ideias de outras pessoas facilmente, bem como são pobres em vocabulário. Uma boa redação, embora não pareça, é algo necessário para se acabar com isso.
Será que vai ser dessa vez?
Por: Érika Santos
![]() |
| Carinha de quem aprontou alguma coisa. |
*Veja a reportagem completa em: VEJA
Acorda, Brasil!
Por DayMartins
Generalizar não é o correto, mas o descaso com a educação brasileira é evidente. O mesmo professor que leciona em escola de elite é aquele que não prepara aulas melhores para a escola pública. Há mais investimento ao nível superior do que para o ensino médio e fundamental. Uma população leiga não cobra ação.
Além de ser uma profissão desvalorizada, ser professor não é mais uma opição, é uma saída, por tanto o descaso não parte apenas do governo, mas também dos profissionais do saber. Como culpar apenas os lideres, se quem educa, faz greves intermináveis sem pensar que crianças e jovens estão perdendo o ano?
Em pesquisas feitas pela revista Época, pode-se observar que muitos investimentos são feitos no Brasil em prol da educação, o problema está na prioridade. De que adianta otimas universidades, se o estudante brasileiro não é bem preparado para ingressar? Faço minhas as palavras de Fernando Veloso, economista da Fundação Getúlio Vargas, "O gasto público contribui para a baixa mobilidade educacional no país." Apesar de tudo o pouco dinheiro que chega às escolas publicas poderia ser mais bem usado.
Aumentando a escolaridade, abri-se os olhos para o que realmente ocorre em nossa sociedade. Vivemos em um país de governantes espertos e população bem acomodada.
Não adianta apenas sentar e esperar as coisas melhorarem, olhando apenas para o próprio umbigo, é preciso agir, é preciso cobrar atitudes.
Filme de terror em Realengo
-Palavras desconhecidas:
*ambivalência: Caráter do que tem dois aspectos radicalmente diferentes, até mesmo opostos.
*panacéia: Tudo aquilo que se considerava válido para resolver qualquer problema.
Revolta na Líbia: A cruzada do séc. XXI
Uma Boa Redação Argumentativa...
Por DayMartins
Estrutura:
Tema: No ENEM normalmente aborda-se temas atuais ( esse ano a uma grande possibilidade do tema ser "Violência"). Bom, o tema lhe é dado.
Tese: A tese é a sua opinião sobre o tema abordado, não deve ser grande, pode ser uma afirmação, um questionamento e até uma citação (cuidado, quando se trata de citação deve-se acrescentar o autor, livro e pagina, deve estar entre aspas e ser verossímil com o texto original).
Argumentos: Para tudo aquilo que concordamos ou discordamos, precisamos de argumentos para dar créditos ao que expomos. Podem vir no mesmo paragrafo que a tese, até porque, são os argumentos que vão tornar sua tese boa.
Desenvolvimento.: É nesse momento que deve-se explicar cada argumento, para cada argumento um paragrafo,(cuidado, não pode haver contradições de ideias, então prestar muita atenção ao que se escreve).
Conclusão: No caso do ENEM trabalha-se com uma solução para tudo aquilo que foi exposto.
- É importante estar atualizado para fazer uma prova como a do ENEM.
- Não dá pra vencer no grito, suas ideias devem ser bem argumentadas.
- Apelo religioso não é aceito, ate porque estamos falando de uma prova feita a um povo de multi culturas.
- Treine bastante e estude com antecedencia.
Ps.: Esse post. pode sofrer alteração.






