RSS

Fukushima: Ameaça Nuclear

Por ÍtFrancyles
Os desastres naturais que ocorreram no Japão em março deste ano deixaram mais de 13 mil mortos e não só abalaram a terra do sol nascente como também chocaram o mundo. Mas o que mais preocupa é a ameaça nuclear decorrente dos danos nos reatores da Usina de Fukushima, uma situação que se agrava cada vez mais.
A avaliação feita pela Agência de Segurança Nuclear do Japão detectou o aumento do nível de periculosidade de 5 para 7, o máximo segundo a INES (Escala internacional de eventos  nucleares). Os países que situam-se perto da ilha nipônica começaram a tomar uma série de medidas que tentam proteger as atividades econômicas da área. O que mais preocupa é o derramamento de águas poluídas na região do pacífico, o que pode comprometer os ecossistemas locais. O chefe do Conselho de Estado da República Popular da China Wēn Jiābǎo exigiu que Naoto Kan, primeiro ministro do Japão, olhasse a situação com mais seriedade. Perante esses níveis avaliados, o acidente em Fukushima iguala-se ao de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. 
A Agência Federal Russa de energia atômica analisou o caso de Fukushima e adotou uma posição polêmica em relação ao estudo feito pelos japoneses. Na opinião do representante da corporação Serguei Novikov é evidente que este nível é demasiadamente alto. Nas paralvras de Novikov: "Inicialmente a ameaça era evidentemente subestimada, enquanto que agora ela é claramente exagerada [...] É perigoso incorrer em ambos os extremos – subestimar e exagerar". Enfim, Naoto Kan garantiu que o Japão iria divulgar informações rápidas e precisas sobre o acidente. Isso seria bom para atentar todos os países em relação ao caso.
Confira as Reportagens em: G1, Estadão, Voz Da Rússia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário